Comprar um imóvel cooperando custa menos

Entenda como funcionam as cooperativas habitacionais

O cooperativismo é um modelo socioeconômico alternativo que pode ser aplicado à mais variada gama de negócios, como é o caso do cooperativismo habitacional.

Esse ramo cooperativo tem por objetivo adquirir residências com custos mais acessíveis para seus cooperados.

Afinal, as cooperativas são instituições que não visam o lucro. A finalidade do negócio cooperativo é conseguir mais vantagens para todos os cooperados. Por isso, são os próprios cooperados que contribuem economicamente para a existência da cooperativa; são eles que gerem a cooperativa democraticamente; e são também os principais beneficiados.

Mas afinal, como isso acontece? Como funcionam as cooperativas habitacionais? Confira:

  1. a) a cooperativa é formada por profissionais, técnicos e trabalhadores da construção civil que se reúnem para construir habitações para si e/ou para o público em geral.
  2. b) a cooperativa é integrada por pessoas que decidem, em mutirão, construir casas apenas para seus associados (o trabalho da cooperativa termina quando o último sócio tiver sua residência).
  3. c) a cooperativa é formada por pessoas que se dedicam ao financiamento e/ou construção de casas, seja só para seus sócios, seja para outrem.

Ou seja, a cooperativa habitacional, em geral, tem as funções de buscar terrenos com boas condições e preços competitivos, verificar a adesão do grupo à negociação do terreno, contratar profissionais para realizar a construção (ou empenhar seus próprios cooperados, se forem especialistas do ramo), buscar crédito para efetivar a obra, adquirir materiais de construção, além de acompanhar e fiscalizar o projeto e toda a execução.

O assessor jurídico da Organização de Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp-SP), Paulo Gonçalves, explica: “Por serem compostas por, no mínimo, 20 pessoas, as cooperativas conseguem preços de materiais e de mão de obra mais baixos do que uma pessoa sozinha, além de obterem condições de pagamento e prazos melhores”.

Só que, em uma cooperativa, todas essas decisões passam pela aprovação dos cooperados. Veja só:

Mas afinal, como isso acontece? Como funcionam as cooperativas habitacionais? Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *